top of page

METODOLOGIA

O uso completo do método PDCL e os resultados com aplicação da prática.

O case deve estar relacionado aos Critérios e/ou Fundamentos da Excelência.

 

P (Plan) – Planejar: Como a prática foi planejada, quais os objetivos, qual a metodologia, qual a meta a ser atingida com a execução da prática.

 

D (Do) – Fazer: Como foi implantado a prática e como foi monitorado a sua execução.

 

C (Check) – Avaliar: Analisar se o que foi planejado foi executado, os objetivos e metas foram alcançados?

L (Learn) – Aprender: O que foi aprendido com a execução da prática, qual aprendizado, qual melhoria?

Etapas de Avaliação

Etapa 1

Nesta fase será verificada se toda documentação solicitada foi recebida.

​

Etapa 2:

​

O case será apresentado pela organização a uma banca técnica, que fará os questionamentos e a avaliação à luz do modelo escolhido pela organização (Fundamentos da Excelência ou Critérios de Avaliação)  preconizados, difundidos e adotados pelo PGQP/FNQ como referência.

 

Apresentação: 15 min de apresentação +05 minutos para perguntas.

Escolha um Critério OU Fundamento para a descrição do case.

Organizações COM TA
Deliberação

A banca técnica definirá o(s) case(s) que serão reconhecidos com a placa  Exemplaridade na aplicação dos Fundamentos da Excelência em Gestão, não havendo competição entre os cases apresentados, podendo o reconhecimento contemplar todos aquelas que atenderem aos critérios estabelecidos pelo PGQP.

Geral

Qualquer situação divergente a esse Regulamento será analisada pela Comissão Técnica do Prêmio Qualidade RS, soberana em suas decisões.

Divulgação dos cases reconhecidos

O reconhecimento ocorrerá durante a Cerimônia de Reconhecimentos, do Prêmio Qualidade RS - 2019, em 7 de novembro, em Porto Alegre - RS.

​

Os Fundamentos
da Excelência

Pensamento Sistêmico

Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

Compromisso com as Partes Interessadas

Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos.

Orientação por Processos

 Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

Aprendizado Organizacional e Inovação

Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

Adaptabilidade

 Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

Geração de Valor

 Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.

Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos - mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

Liderança Transformadora
Desenvolvimento Sustentável 

 Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

Liderança

​Este Critério aborda processos gerenciais relativos à cultura organizacional e desenvolvimento da gestão, governança, exercício da liderança e análise do desempenho da organização.

Sociedade

Este Critério aborda processos gerenciais relativos à responsabilidade socioambiental e ao desenvolvimento social.

Processos

Este Critério aborda processos gerenciais relativos aos processos da cadeia de valor, processos relativos a fornecedores e processos econômico-financeiros.

Estratégias e Planos

Este Critério aborda processos gerenciais relativos à formulação e implementação das estratégias.

Informações e Conhecimento

Este Critério aborda processos gerenciais relativos às informações da organização e ao conhecimento organizacional.

Clientes

Este Critério aborda processos gerenciais relativos à análise e desenvolvimento de mercado e ao relacionamento com clientes.

Pessoas

Este Critério aborda processos gerenciais relativos aos sistemas de trabalho, à capacitação e desenvolvimento e à qualidade de vida.

Resultados

Este critério aborda a apresentação de resultados estratégicos e operacionais relevantes para a organização, na forma de indicadores que permitam avaliar, no conjunto, a melhoria dos resultados, o nível de competitividade e o cumprimento de compromissos com requisitos de partes interessadas, nas perspectivas econômico-financeira, socioambiental e relativas a clientes e mercados, a pessoas e aos processos da cadeia de valor.

Os Critérios de Avaliação

bottom of page