top of page

SGI - Sistema de Gestão da Inovação

A fim de contribuir com as organizações para a efetiva busca da inovação, o PGQP, por meio de seu Comitê de inovação, propõe um modelo sistêmico para a gestão da inovação.

 

O modelo proposto é resultado do aprendizado obtido, principalmente, a partir da implementação do SAGRI- Sistema de Avaliação da Gestão e Resultados da Inovação, lançado em 2010, bem como, de pesquisas em referenciais teóricos relevantes.

Um sistema de Gestão da Inovação é um conjunto de elementos que se relacionam entre si, formando um todo dinâmico, na busca de um propósito comum, a inovação.

SGI – PGQP | Sistema de Gestão da inovação

Os elementos do SGI – Sistema de Gestão da Inovação expressam conceitos de referência mundial, que se inter-relacionam, formando um todo dinâmico que deve ser a base do modelo de inovação a ser implantado em qualquer organização. De forma resumida, são eles:

ELEMENTOS

LIDERANÇA MOBILIZADORA

Atuação pessoal dos líderes em posicionar a inovação na estratégia da organização, prever recursos, criar condições necessárias ao seu desenvolvimento e continuidade, mobilizando as pessoas e equipes para o fortalecimento da cultura organizacional.

INTENÇÃO ESTRATÉGICA

Incorporar a inovação como parte integrante da gestão estratégica da organização, segundo o contexto competitivo atual, demandando diretrizes específicas para a organização dos processos com o objetivo de alcançar os resultados desejados.

PESSOAS E EQUIPES

Elaboração de um sistema de trabalho e criação de um ambiente favorável, que permita a liberdade de expressão, a formação de competências, aprendizagem contínua, encorajamento para assumir riscos, o reconhecimento pelos esforços e resultados, o empreendedorismo que estimule e alavanque o desenvolvimento da inovação na organização.

PROCESSOS DE INOVAÇÃO

Definição de processos interfuncionais e interdisciplinares, bem como métodos de trabalho, que estimulem, apoiem e sistematizem  atividades de inovação em prol da satisfação das necessidades e expectativas do cliente e de todas as partes interessadas relevantes e seus resultados esperados.

RESULTADOS PARA AS PARTES INTERESSADAS

Criação de um sistema de medição de resultados para inovação que propicie a mensuração do valor gerado ao cliente e todas as partes interessadas relevantes, considerando aspectos econômicos, sociais, ambientais, fortalecendo a busca do desenvolvimento sustentável.

DESEMPENHO E MELHORIA

Análise global do sistema de gestão da inovação, buscando novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio de percepção, reflexão, avaliação de resultados e ações de melhoria e mudanças.

Para cada um dos elementos o Comitê de Inovação do PGQP estudou e consolidou um conjunto de 10 temas que são os mais relacionados ao sucesso da inovação pelos principais autores sobre Inovação:

 1. POLÍTICAS E DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS

 2. SUSTENTABILIDADE

 3. AMBIENTE ORGANIZACIONAL

 4. ATUAÇÃO COLABORATIVA

 5. AVALIAÇÃO E RECONHECIMENTO DE PESSOAS  E EQUIPES

 6. INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

 7. RECURSOS E INFRAESTRUTURA

 8. GESTÃO  DA TECNOLOGIA

 9. AVALIAÇÃO E GESTÃO DE RISCOS:

10. LIÇÕES APRENDIDAS

Mais informações no Guia de Alinhamento Conceitual 

bottom of page