top of page

MEG

O PGQP utiliza como referência o Modelo de Excelência da Gestão® - MEG, atualizado e disponibilizado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

 

O Modelo de Excelência da Gestão® - MEG  é um Modelo de referência que ajuda as organizações a alcançarem um patamar de excelência. Desta forma, entendemos que a busca pela excelência é:
• Compreender que a organização é um sistema vivo integrante de um ecossistema complexo com o qual interage e do qual depende;
• Gerar valor para todos os integrantes da cadeia de valor, numa relação de interdependência e cooperação;
• Ter qualidade na interação com o seu ecossistema, velocidade de aprendizado e capacidade de adaptação diante de novos cenários imprevistos e incontroláveis.

 

Neste contexto de evolução permanente, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) revisou seu Modelo, tendo em vista facilitar o seu uso, tornando-o de mais fácil absorção e entendimento, sem, no entanto, afetar o rigor técnico com que os temas são tratados. O MEG continua refletindo a complexidade do mundo da Gestão.


O novo Modelo inova ao ser formatado em oito Fundamentos da Gestão para a Excelência, que se desdobram em Temas, os quais, por sua vez, são concretizados em Processos. Os novos Fundamentos junto com o novo diagrama substituem os antigos Critérios de Excelência tornando mais concreto o caminho para sua internalização.
 

MEG21.png

O novo Diagrama do MEG agora é representado pelo Tangram, antigo quebracabeça chinês, que possibilita formar mais de 5000 fi guras diferentes.


O Tangram reúne os Oito Fundamentos da Gestão para Excelência. As cores do diagrama representam as etapas do ciclo PDCL (Plan, Do, Check, Learn) que
podem ser associadas a cada Fundamento.

Fundamentos

Pensamento Sistêmico

Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

Compromisso com as Partes Interessadas

Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos numa perspectiva de curto e longo prazos.

Aprendizado Organizacional e Inovação

Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um

ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar

ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

Adaptabilidade

Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil frente a novas demandas das partes

interessadas e alterações no contexto.

Liderança Transformadora

Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência,

compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos; mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

Desenvolvimento Sustentável

Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

Orientação por Processos

Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

Geração de Valor

Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.

bottom of page